PRESENCIAL
EAD
A Jornada Científica da FACESA é evento que busca articular as dimensões do ensino e da pesquisa, com ênfase na produção científica, inerentes à formação profissional nas diversas áreas do saber. Por proporcionar um espaço de interação entre os estudantes e os profissionais, destaca-se a relevância da realização frequente dessa atividade.
Em sua IX edição, a Jornada Científica acontecerá nos dias 17, 18 e 19 do mês abril de 2024, e apresenta a seguinte temática: “Desenvolvimento de competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem”. O tema visa a reflexão sobre as capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar e de sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros. Ademais, as discussões acerca das competências socioemocionais buscam estabelecer objetivos, tomar decisões e fazer o enfrentamento a situações adversas ou novas para o cotidiano do indivíduo, a partir da ambiência que concerne o ensino-aprendizagem.
1º Lote: Até 05/05 – Inscrição Online
2º Lote: A partir de 06/05 – Inscrição Presencial (Atendimento e Sala dos Professores)
Dados Bancários:
OBS: O formulário de inscrição somente deverá ser preenchido após o devido pagamento da inscrição, posteriormente, o comprovante de pagamento deverá ser anexado junto ao formulário.
Link de Inscrição: Clique aqui!
08/05/2024 - QUARTA-FEIRA
18h30min
– Credenciamento;
19h30min
– Abertura Oficial da IX Jornada Científica da FACESA;
19h45min
– Apresentação Cultural;
20h00min
– Conferência de abertura: Fatores socioemocionais da aprendizagem (Palestrante: Psico. Alissandra Lopes)
09/05/2024 - QUINTA-FEIRA:
19h00 às 20h30 – Apresentação de Trabalhos
20h30 às 22h – Minicursos
ADMINISTRAÇÃO
Minicurso I - Cultivando Competências Socioemocionais para o Sucesso Pessoal e Profissional (Prof. Fabiano Brito)
Minicurso III - Sucesso profissional e gestão de carreiras (Levi Cunha)
CIÊNCIAS CONTABÉIS
Minicurso I - No divã da contabilidade: percepções e necessidades dos profissionais dos tempos modernos (Psicóloga Iara Oliveira)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Minicurso I - A progressão dos espaços de jogo: elemento-chave para tomada de decisão inteligente e criativa em diferentes ambientes - Jogos Reduzidos, Futsal e Futebol – (Prof. Esp. Walgrenio Alves)
Minicurso II - Cinesiologia e Biomecânica do treinamento de força – (Prof. Esp. Cristian Dáxi)
Minicurso III - Treinamento Complementar para modalidades de endurance – (Prof. Esp. Saulo Freitas Pereira)
ENFERMAGEM
Minicurso I (30 Vagas) - Consulta de enfermagem no planejamento reprodutivo com ênfase em dispositivos intra-uterinos (Prof. Me. Vinícius Maia)
Minicurso II - Envelhecimento: Um olhar multidisciplinar para um envelhecer saudável e protagonista (Prof. Paulo e Prof.ª. Isadora – Convidada: Jessica Marielle Inácio da Silva)
Minicurso III - Cuidado se enfermagem no tratamento de feridas e curativos (Enf. Rafânia Cristina Jácome Fernandes)
Minicurso IV - Atualização de vacinas (Prof.ª. Adriana Lorrayny)
FISIOTERAPIA
Minicurso I - Disfunção Temporomandibular (DTM): como a fisioterapia pode auxiliar no tratamento? (Ana Júlia)
Minicurso II - Liberação miofascial nas disfunções dolorosas (Matheus Barreto)
Minicurso III - Home care: os cuidados da fisioterapia na atenção domiciliar (Arilânia Fernandes)
Minicurso IV - Prescrição e confecção de órtese como meio auxiliar de locomoção (Richard Ramon)
Minicurso V - O papel da fisioterapia cardiorrespiratória no pré e pós operatório de cirurgia bariátrica (Joatãn Morais)
PEDAGOGIA
Minicurso I - EJA e Cotidianos: Integrando Experiências de Vida ao Processo de Aprendizagem
(Prof.ª. Rayda Lopes)
Minicurso II - PEI-Plano Educacional Individualizado: O que é, para que serve e como elaborar
(Prof.ª. Patrícia Santos)
SERVIÇO SOCIAL
Minicurso I - As dimensões teórico metodológicas, ético-política e técnico-operativa na formação e prática profissional da/o Assistente Social (Prof.ª. Ma. Gabriela Soares)
Minicurso II - Direitos Humanos, Inclusão e Serviço Social (Juliana Medeiros)
10/05/2024 – SEXTA-FEIRA:
19h30min
– Conferência de encerramento: O mito do herói emocional: regulação das emoções e neurodiversidade no mundo do trabalho (Palestrante: Prof. Alan Dantas)
EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Trabalhos aprovados: Clique aqui!
Modelos dos trabalhos: Clique aquii!
Art. 1º - DISPOSIÇÕES GERAIS
1) As inscrições para submissão de trabalhos estarão abertas a partir do dia 26/02/2024 até o dia 30/04/2024.
2) O envio do trabalho para submissão e apresentação na IX Jornada Científica da FACESA implica na autorização automática dos autores para publicação da produção científica nos Anais do evento.
3) A não observância das normas descritas neste artigo implicará na recusa da avaliação do trabalho.
4) Todos os trabalhos deverão ser submetidos para o e-mail: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br, em formato Word 2010 (ou superior) e em duas versões (Uma com identificação dos autores e outro sem identificação). Trabalhos enviados em formato PDF serão rejeitados.
5) As apresentações dos trabalhos científicos ocorrerão em formato Presencial na FACESA, no dia 09/05/2024, em horário e sequência definida pela comissão científica e coordenação do evento.
Art. 2º - GRUPOS TEMÁTICOS
Os trabalhos deverão ser submetidos, de acordo com suas áreas específicas, para o seguintes Grupos Temáticos:
GT (1) - Administração Pública e de Empresas: Estudos e Pesquisas relacionados ao Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação; Administração da Produção e Operações; Gestão de Pessoas; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Administração Pública; Gestão Social e Responsabilidade Socioambiental; Administração da informação; Estudos Organizacionais; Estratégia nas Organizações; Pesquisa Operacional; Marketing e outros temas de interesse da Administração.
GT (2) - Ciências Contábeis: Estudos e Pesquisas relacionadas à Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade para Usuários Externos; Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais; e Educação e Pesquisa em Contabilidade e outros temas relevantes e de interesse da Contabilidade.
GT (3) - Educação Física: Estudos acerca da atividade física e sua relação com a saúde e qualidade de vida nas diferentes etapas da vida; ampliando a perspectiva de educação para promoção e prevenção da saúde de acordo com momento atual do mundo.
GT (4) – Enfermagem: Estudos e pesquisas relacionados ao uso de tecnologias e inovações na enfermagem; Ética/bioética na área da enfermagem; Boas práticas em saúde e cuidado de enfermagem na era contemporânea; Segurança do paciente e enfermagem; Saúde mental e saúde nos diversos ciclos de vida do indivíduo/sociedade; Outros temas de interesse para a enfermagem.
GT (5) - Fisioterapia: Estudos relacionados à Métodos e Técnicas de Pesquisa; Perspectivas no processo de reabilitação; Longevidade e bem-estar físico, mental e social; Intervenção fisioterapêutica na promoção e prevenção em saúde na atenção básica e outros temas relevantes e de interesse da fisioterapia.
GT (6) – Pedagogia: estudos sobre os processos educativos no campo da gestão, formação de professores, a relação ensino e aprendizagem, processos educacionais vinculados às diferentes linguagens, as tecnologias a prática educativa, práticas educativas escolares e não escolares na perspectiva da inclusão, diversidade e do atendimento educacional aos estudantes com deficiência, Transtornos do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Alfabetização e as Metodologias Ativas e outros temas relevantes e de interesse da Pedagogia e educação
GT (7) – Serviço Social: Pesquisas relacionadas aos Movimentos sociais e serviço social; Seguridade social: políticas de assistência social, saúde e previdência social; ética, direitos humanos e serviço social; Trabalho e questão social: mundialização do capital e as desigualdades sociais e outras temáticas de interesse do Serviço Social.
Art. 3º – DAS CATEGORIAS DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação específicas de categoria a qual foram submetidos, conforme os incisos I e II, deste artigo. No entanto, algumas orientações e normas de formatação gráfica são comuns a todas as categorias, tais como:
a) Cada pessoa poderá submeter até no máximo 5 (cinco) trabalhos em que figure como autor ou co-autor, critério válido também para professores/orientadores. O número máximo de autores por trabalho é 5 (cinco).
b) Devem ser enviadas duas versões do texto. A primeira versão sem identificação dos autores e a segunda com o nome dos autores.
c) O trabalho submetido que não informar o grupo de trabalho, será excluído do processo de avaliação.
d) Todas as citações e referências deverão seguir as normativas da ABNT.
e) A IX Jornada Científica da FACESA aceitará submissões de trabalhos conforme as seguintes categorias: Artigo Científico e Resumos Expandidos, onde seus formatos serão dispostos a seguir:
I - ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os trabalhos pertencentes a categoria “Artigo Científico” a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
a) Grupo de trabalho;
b) Título do trabalho;
c) Resumo e Abstract, com até 250 palavras;
d) Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5;
e) O artigo deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 22 páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências, etc;
f) Formato do papel: A4;
g) Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
h) Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;
i) Espaçamento: 1,5;
j) Alinhamento: justificado;
k) As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023;
l) Processador de textos: WORD. Arquivos em PDF, ou em outro formato, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
m) Estrutura sugerida do trabalho:
• Introdução
• Problema de Pesquisa e Objetivo
• Fundamentação Teórica
• Metodologia
• Resultados e Discussão
• Considerações Finais
• Referências
II- RESUMO EXPANDIDO
Os trabalhos pertencentes a categoria “Resumo Expandido” a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
a) O Resumo expandido deverá conter entre no mínimo 02 e no máximo 05 laudas
b) A sequência de itens deste tipo de trabalho deverá respeitar à seguinte ordem:
• Título
• Autor(es)
• Resumo
• Palavras-chave
• Abstract
• Keywords
• Referências
Art. 4º - DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO
1) As produções científicas apresentadas na IX Jornada Científica da FACESA poderão ser feitas na forma de apresentação oral ou a partir apresentação de banner. Ambos requerem a submissão de modelos específicos de trabalho, conforme a modalidade da apresentação.
2) Somente autor(es) do trabalho poderá(ão) fazer sua apresentação, sendo vedada a apresentação por terceiros.
I- APRESENTAÇÃO ORAL (ARTIGO CIENTÍFICO):
1) A apresentação do trabalho terá duração de 15 minutos. Após a apresentação haverá um espaço de 10 minutos para discussão do trabalho.
2) A apresentação deverá ser em powerpoint conforme modelo sugerido pela organização do evento. Por segurança, é recomendado trazer uma cópia da apresentação impressa.
3) Para que não haja atraso nas apresentações, solicitamos a presença do apresentador na sala com 5 minutos de antecedência do início da sessão, para a preparação da sua apresentação.
4) Instruções para apresentação Interativa: A sessão terá apresentação de cada trabalho em até 15 minutos por um ou mais autores. Na sequência, haverá um debate promovido pelo moderador/coordenador da sessão ao final de cada apresentação ou ao final da última apresentação, promovendo-se a discussão e a interação dos temas de pesquisa dos trabalhos, inclusive com o público.
5) Serão disponibilizados equipamentos de projeção (computador e data show).
II- APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES (RESUMO EXPANDIDO)
1) O pôster deve ser impresso em Papel ou Lona. É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
2) Dimensões: largura – 90 cm; altura – 120 cm.
3) O projeto gráfico é de responsabilidade do autor.
4) O pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1m.
5) Recomenda-se utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis, organizando as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
6) Somente será permitida a apresentação do pôster por autores devidamente inscritos no evento.
Art. 5º - DA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
1) A publicação do trabalho aceito nos anais do evento, bem como o recebimento de certificado de apresentação, está condicionada à INSCRIÇÃO e PAGAMANTO de pelo menos um dos autores do trabalho.
2) É obrigatória a APRESENTAÇÃO DO TRABALHO, no dia determinado na programação do evento, POR UM DOS AUTORES, não sendo permitida a apresentação do trabalho por um terceiro.
3) Não há possibilidade de escolha de data e horário de apresentação dos mesmos. A programação seguirá o planejamento realizado pela comissão científica da IX Jornada Científica da FACESA.
Art. 6º – DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
1) Será adotado o sistema de blind review, preservando-se o anonimato dos autores, portanto, NÃO deverá constar, em uma das duas cópias enviadas, a do Sem Identificação, o nome do(s) autor(es), sua filiação institucional ou qualquer outro elemento que permita identificá-los.
2) Cada trabalho será avaliado por dois avaliadores que compõem a Comissão Científica e de acordo com a área de abrangência da pesquisa.
3) Serão atribuídos aos trabalhos avaliados os status de ACEITO, ACEITO COM RESSALVAS e NÃO ACEITO. Em seguida, a Carta de Aceite será encaminhada ao responsável pela submissão.
4) Nos casos de trabalhos com o status ACEITO COM RESSALVAS, após o recebimento da carta de aceite o(os) autor(es) terão o prazo de 7 dias para reenviar o trabalho com as devidas alterações realizadas. O prazo de alteração do status para ACEITO, poderá ocorrer em até 3 dias, após o reenvio.
5) Na Carta de Aceite constará o resultado da avaliação, bem como as informações para as possíveis correções, se for o caso.
6) Os resultados finais das avaliações não serão passíveis de recurso.
Art. 7º - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão avaliados pela Coordenação Geral e Comissão Científica da IX Jornada Científica da FACESA.
E-mail: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br
Contato: 3331-7105