PRESENCIAL
EAD
A VII Jornada Científica da FACESA é um evento que busca articular as dimensões do ensino e da pesquisa, inerentes à formação profissional nas diversas áreas do saber, com ênfase na produção científica. Por proporcionar um espaço de interação entre os estudantes e os profissionais, destaca-se a relevância da realização constante dessa atividade. A riqueza desse evento está na ênfase à promoção de momentos para amplos debates sobre os temas relacionados à formação e à prática profissional, em que se enriquece a formação dos discentes, bem como se aproxima a academia da dimensão prática dessa formação.
Ainda visando a busca constante pela atualização e reatualização dos temas geradores de discussões sociais, a FACESA promove, ao mesmo tempo, o II Seminário de Diversidades do Vale do Açu, que vem instigar professores, alunos e comunidade externa a uma reflexão mais ampla sobre as variadas propostas de diversidade.
Desse modo, em 2022, estes eventos acontecerão nos dias 24, 25 e 26 do mês de agosto, e terão como temas:
- VII Jornada Científica: “A nova democracia no Brasil e o rompimento patriarcal”;
- II Seminário de Diversidades do Vale do Açu: “Os caminhos para a promoção da diversidade, cidadania, inclusão e equidade social”.
1º Lote: (27/07 a 13/08)
2º Lote (14/08 a 20/08)
3º Lote (20/08 a 25/08)
Dados Bancários:
SOCIEDADE GRADUAÇÃO
CNPJ: 05.833.836/0001-90
Agência: 0214-3
Conta Corrente: 38550-6
PIX: 05.833.836/0001-90
O formulário de inscrição somente deverá ser preenchido após o devido pagamento da taxa de inscrição. O comprovante de pagamento deverá ser anexado junto ao formulário.
Inscrição: Faça aqui!
24/08/2022 - QUARTA-FEIRA
18h30min
– Credenciamento;
19h30min
– Abertura Oficial da VII Jornada Científica da FACESA e II Seminário de Diversidades do Vale do Assú;
19h45min
– Apresentação Cultural;
20h00min
– Conferência de abertura: Ataques à democracia: arrogância do colonialismo, a indolência das transformações inconclusas e a perversão das fake News, com o Prof. Dr. Jean Henrique Costa – UERN.
25/08/2022 - QUINTA-FEIRA:
16h às 18h
- Sessão de Diálogos Democráticos
Diálogos I: Diversidade e inclusão social
Mediador: Prof. Dr. Aldeci Fernandes da Cunha – UERN/FACESA
Responsáveis: Cursos de Educação Física, Pedagogia e Serviço Social.
Diálogos II: A (Des)construção do SUS e os enfrentamentos da Saúde Pública no neoliberalismo
Mediadora: Enf. Maria da Saudade Azevedo
Responsáveis: Curso de Enfermagem e Fisioterapia
Diálogos III: A outra economia: não monetária, não mercantil
Mediador: Prof. Dr. Washington José de Souza – UFRN
Responsáveis: Cursos de Administração e Ciências Contábeis
19h45min
– Apresentação Cultural;
20h00min
Mesa de diálogo: Rompimento patriarcal: Novos modos de organização na política, na família e na sociedade
Prof. Dr. Nestor Gomes Duarte Júnior - UERN
Rebeca Lovane – Militante LGBTQIA+ e estudante de Pedagogia da FACESA
Yamara Santos - Conselheira do Conselho Municipal de Mulheres de Assú
Francisca Antônia Sousa Silva - Dirigente Geral dos Acampamentos do MST no Vale do Assú.
26/08/2022 – SEXTA-FEIRA:
14h às 17h
- Exposição de painéis sobre os novos movimentos sociais no Brasil
16h às 18h
– Apresentação de trabalhos (artigos e resumos expandidos)
GT 1: Vivencias e experienciações em contextos escolares e não escolares: a educação com prática da cidadania e trabalhos correlatos à Pedagogia, Serviço Social e Educação Física;
GT 2: Saúde pública no Brasil: um direito de todos e responsabilidade do Estado e trabalhos correlatos à Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social;
GT 3: Os sistemas de gestão e suas contribuições para os processos democráticos e trabalhos correlatos à Administração e Ciências Contábeis;
19h30min
– Apresentação Cultural;
20h00min
– Conferência de encerramento: Os movimentos sociais no Brasil: produção de conhecimento e os processos democráticos com a Prof.ª Dra. Telma Gurgel - UERN.
É professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Adjunto IV com Dedicação Exclusiva). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (PGCS/UFRN); Mestre em Geografia (PPGe/UFRN); Especialista em Demografia (DEST/UFRN); Licenciado em Ciências Sociais (DCS/UFRN); Licenciado em Letras (língua portuguesa); e Bacharel em Turismo (UNP). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México (UACJ). Líder institucional do Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT/UERN). Fundador e editor da Revista Turismo: Estudos e Práticas - RTEP/UERN (2316-1493). Editor do Portal Geplat Edições, editando as revistas Geplat Papers (ISSN 2675-4967) e Versos, Anversos e Antiversos (ISSN 2675-4975)
Travesti, representante do Movimento LBTQI+ e estudante de Pedagogia da FACESA.
Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Pós-doutora pelo Centre dEnseignement, de Documentation et de Recherches pour les Études Féministes - CEDREF, na Universidade Paris-Diderot (Paris 7), em 2016. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais, pesquisadora do Grupo de Estudos Feministas- GEF/UERN e participante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher 'Simone de Beauvoir".
Conselheira do Conselho Municipal de Mulheres de Assú, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores – PT/Assú, graduada em Letras Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
Enfermeira, ex-secretária Municipal de Saúde de Natal e de Mossoró, Diretora do Núcleo de Recursos Humanos da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), defensora do Sistema Único de Saúde – SUS.
Dirigente Geral dos acampamentos do MST no Vale do Assú.
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Semi-árido/UFERSA, e, em Tecnologias em Educação pela PUC/Rio. Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutorando em Letras pelo Programa de pós-graduação em Letras da UERN. É professor efetivo do departamento de Educação do Campus Avançado de Assú/UERN. Coordenador de área do PIBID- Alfabetização. Membro da Associação brasileira dos pesquisadores em Educação Especial (Abpee) e do GT 15 da ANPED. Desenvolve pesquisas na área da Educação Especial na perspectiva educacional inclusiva com base em Vigotsky, atuando nos seguintes temas: Subjetividade, criatividade e inclusão, e atendimento educacional especializado.
Doutor em Serviço Social, Direitos e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE), Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS / UFRN) (2013), Especialista em Gestão Pública, pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) (2012), Graduado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN (2011). Atua como técnico administrativo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e como docente na Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA), Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas (GEPP/UERN). Atua principalmente nas áreas do Serviço Social, Controle Social, e Políticas Públicas e Gestão de Pessoas.
Professor Titular do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas desde 2014. É membro titular do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoope) do Rio Grande do Norte. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social, Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial, Rede Latino-Americana de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais e Rede Unitrabalho. É membro do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (Cenis) como representante da UFRN. Integra a equipe do Projeto Sisan Universidades em consórcio UFRPE, UFPB e UF…
Trabalhos aprovados para apresentação: Clique aqui!
CATEGORIAS DE TRABALHO
Cada pessoa poderá submeter até no máximo 3 (três) artigos em que figure como autor ou co-autor, critério válido também para professores/orientadores. O número máximo de autores por artigo é 5 (cinco).
O trabalho submetido que não informar o grupo de trabalho, será excluído do processo de avaliação.
Devem ser enviadas duas versões do texto. A primeira versão sem identificação dos autores e a segunda com o nome dos autores.
E-mail para envio das versões do trabalho: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br
GRUPOS DE TRABALHOS:
- GT 1: Vivencias e experienciações em contextos escolares e não escolares: a educação com prática da cidadania e trabalhos correlatos a Pedagogia, Serviço Social e Educação Física;
- GT 2: Saúde pública no Brasil: um direito de todos e responsabilidade do Estado e trabalhos correlatos a Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social;
- GT 3: Os sistemas de gestão e suas contribuições para os processos democráticos e trabalhos correlatos a Administração e Contabilidade;
NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
a) Grupo de trabalho;
b) Título do trabalho;
c) Resumo e Abstract, com até 250 palavras;
d) Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5
e) O artigo deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 22 páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências, etc;
f) Formato do papel: A4;
g) Fonte: Arial, tamanho 12;
h) Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;
i) Espaçamento: 1,5;
j) Alinhamento: justificado;
k) As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma APA ou ABNT/NBR-6023;
l) Processador de textos: WORD. Arquivos em PDF, ou em outro formato, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
m) Estrutura sugerida do trabalho:
– Introdução
– Problema de Pesquisa e Objetivo
– Fundamentação Teórica
– Metodologia
– Resultados e Discussão
– Considerações Finais
– Referências
Modelo: Clique aqui!
NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA RESUMOS EXPANDIDOS
Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:
a) Grupo de trabalho;
b) Título do trabalho;
c) Resumo (até 200 palavras);
d) Palavras-chave em um número máximo de 5.
e) Resumo expandido com no mínimo 3 e no máximo de 5 páginas em espaçamento simples, incluindo tabelas, figuras e bibliografia.
f) Página formato A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm, em espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
g) Os arquivos devem estar em formato word, com fonte Arial, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
Modelo: Clique aqui!
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
– APRESENTAÇÃO ORAL – ARTIGO CIENTÍFICO:
A apresentação do trabalho terá duração de 15 minutos. Após a apresentação haverá um espaço de 10 minutos para discussão do trabalho.
A apresentação deverá ser em powerpoint conforme modelo sugerido pela organização do evento. Por segurança, é recomendado trazer uma cópia da apresentação impressa.
Para que não haja atraso nas apresentações, solicitamos a presença do apresentador na sala com 5 minutos de antecedência do início da sessão, para a preparação da sua apresentação.
– Instruções para apresentação interativa:
A sessão terá apresentação de cada trabalho em até 15 minutos por um ou mais autores. Na sequência, haverá um debate promovido pelo moderador/coordenador da sessão ao final de cada apresentação ou ao final da última apresentação, promovendo-se a discussão e a interação dos temas de pesquisa dos trabalhos, inclusive com o público.
Serão disponibilizados equipamentos de projeção (computador e data show).
– APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES – RESUMO EXPANDIDO:
- O pôster deve ser impresso em Papel ou Lona. É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
- Dimensões: largura – 90 cm; altura – 120 cm.
- O projeto gráfico é de responsabilidade do autor.
- O pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1m.
- Recomenda-se utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis, organizando as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
- Somente será permitida a apresentação do pôster por autores devidamente inscritos no evento.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS:
1) A publicação do trabalho aceito nos anais do evento, bem como o recebimento de certificado de apresentação, está condicionada à INSCRIÇÃO e PAGAMANTO de pelo menos um dos autores do trabalho.
2) É obrigatória a APRESENTAÇÃO DO TRABALHO, no dia determinado na programação do evento, POR UM DOS AUTORES, não sendo permitida a apresentação do trabalho por um terceiro.
3) Não há possibilidade de escolha de data e horário de apresentação dos mesmos. A programação seguirá o planejamento realizado pela comissão científica da VII Jornada Científica da FACESA e II Seminário de Diversidades do Vale do Assú.
E-mail: trabalhos.jornada@faculdadecesa.edu.br
Contato: 3331-7105