A intenção de realizar uma oficina que aborda a leitura de literatura, a partir da relação texto-vida, parte do entendimento de que o texto literário permite ao leitor experimentar outras vidas através do processo de identificação e projeção na narrativa. Essa experiência estética quando mobilizada a partir de intervenções que estabelecem uma relação texto-vida, pode repercutir no comportamento do leitor e na sua construção de sentidos a partir da leitura do texto. Esse modo de ler e discutir literatura a partir do encontro entre vida e ficção, contribui para a formação de um leitor proficiente e ativo, que colabora com o texto lido. Nesse sentido, se faz necessário que o professor formador de leitores conheça a natureza do texto literário, como também, estratégias de mediação de leitura, para promover o encontro entre o texto e o leitor de forma produtiva de significativa.
Na oficina, propomos a leitura e discussão de obras literárias a partir de uma relação entre texto-vida, em que estratégias de mediação serão apresentadas aos participantes sobre como planejar e mediar os momentos de leitura.
Essa atividade está atrelada aos estudos realizados na disciplina Literatura Infanto Juvenil, que compõem a matriz curricular do curso de Pedagogia da FACESA. A oficina será realizada de forma virtual, na plataforma Google Meet.
Data: Sábado, 28/05
Horário: 15h
Via Google Meet
Link da videochamada: Clique aqui
Certificados do minicurso de pedagogia: Clique aqui!